Projeto Do Interior


Artistas participantes: 
Marcos Clasen, Douglas Trancoso e Giovana Mazzochi.

Projeto do Financiarte de Caxias do Sul.
Série de 18 pinturas sobre tela.

Imagine se nossa vida nos apresentasse janelas por onde pudéssemos ver o que há de melhor dentro de nós. E como seria bom se estas janelas se abrissem justamente nos momentos em que mais precisássemos de apoio, carinho e saúde.

Foi pensando nisto, que o trio de artistas Douglas Trancoso, Giovana Mazzochi e Marcos Clasen desenvolveram o projeto “Do Interior”. Através do contato legítimo, atento, curioso e afetuoso com a situação da saúde pública no Brasil, encontraram a inspiração para pintar dezoito telas de 80x80cm com temática alegre, repletas de detalhes, cores e narrativas, as quais serão doadas para exposição permanente em seis Unidades Básicas de Saúde da cidade de Caxias do Sul.  Unidades atendidas: Santa Fé, Fazenda Souza, Diamantino, Desvio Rizzo, Infectologia e o Pronto Atendimento - Postão.

As obras retratam casarios, praias, feiras, praças, hotéis e outros momentos, que podem servir aos usuários e cuidadores como uma maneira de inspirar, amenizar, distrair e embelezar, através da arte pura e simples. Com linguagem clara e traços feitos com delicadeza e atenção, as obras retratam detalhes da busca pela paz e pela liberdade que todo indivíduo procura para sua vida e para todos que estão ao seu redor.
Obras desenvolvidas para o projeto:

Acesse: http://projetodointerior.blogspot.com.br/

"Aqui tem Amor"
Douglas Trancoso
acrílica sobre tela
80x80cm

"No parquinho"
Douglas Trancoso
acrílica sobre tela
80x80cm

"Das nossas janelas"
Douglas Trancoso
acrílica sobre tela
80x80cm

"Casario Ensolarado"
Douglas Trancoso
acrílica sobre tela
80x80cm

"Viva o Agricultor!"
Douglas Trancoso
acrílica sobre tela
80x80cm

"Pandorgas das ruas coloridas"
Douglas Trancoso
acrílica sobre tela
80x80cm

"Oração"
Giovana Mazzochi
acrílica sobre tela
80x80cm

"Dual"
Giovana Mazzochi
acrílica sobre tela
80x80cm

"Feira das Flores"
Giovana Mazzochi
acrílica sobre tela
80x80cm

"Poesia do Entardecer"
Giovana Mazzochi
acrílica sobre tela
80x80cm

"Quatro Damas em seu cortiço"
Giovana Mazzochi
acrílica sobre tela
80x80cm

"Uma pousada encantada"
Giovana Mazzochi
acrílica sobre tela
80x80cm

"Trocando de roupa"
Marcos Clasen
óleo sobre tela
80x80cm

"Por onde ando"
Marcos Clasen
óleo sobre tela
80x80cm

"Vamos as compras"
Marcos Clasen
óleo sobre tela
80x80cm

"Revoada"
Marcos Clasen
óleo sobre tela
80x80cm

"À espera com chuva"
Marcos Clasen
óleo sobre tela
80x80cm

"#partiuferias#"
Marcos Clasen
óleo sobre tela
80x80cm



A exposição das obras do projeto “Do Interior” dos artistas Douglas Trancoso, Giovana Mazzochi e Marcos Clasen aconteceu durante a 30ª Feira do Livro de Caxias do Sul, com suas obras expostas na Vitrine Cultural da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima. O lançamento aconteceu na segunda-feira, 6 de outubro às 19h30 e seguiu pelo período de 07 a 19 de outubro de 2014. A exposição é o resultado do projeto homônimo. 
Fotos: Carlos Pontalti













No lançamento da exposição houve a interação com o público através de performances teatrais com a linguagem clownesca, pelas atrizes Tanaã Tavares e Odelta Simonetti. A essência do trabalho das atrizes é a utilização do jogo do palhaço que brinca de ser médico no hospital/UBS, tendo como referência a alegria e o lado saudável dos pacientes e colaborando para a transformação do ambiente em que se inserem.










Fotos: Carlos Pontalti


Após a exposição, as obras foram expostas permanentemente em seis Unidades Básicas de Saúde – UBSs de Caxias do Sul. Unidades atendidas: Santa Fé, Fazenda Souza, Diamantino, Desvio Rizzo, Infectologia e o Pronto Atendimento - Postão. 



Cada UBS recebeu três obras, uma de cada artista. No dia da entrega das obras houve a interação com os usuários e cuidadores através da participação das atrizes Tanaã Tavares e Odelta Simonetti. A definição das seis UBSs atendidas ficou a cargo da Secretaria da Saúde, que entendeu e apoiou muito bem a proposta de humanização dos ambientes de saúde e formação de público do projeto.










Houve ainda a criação de um vídeo documentário de curta duração, aproximadamente em 15min. Produzido e dirigido por Filipe Mello. O documentário conta com imagens dos artistas pintando as obras; perspectivas da arte e sua função; humanização do ambiente de saúde; as obras finalizadas; vernissage da exposição; interação das atrizes com o público e depoimentos dos artistas, atrizes e público. O vídeo tem uma narrativa poética e reflexiva. Em breve será lançado e publicado na internet. 



Teaser para divulgação do projeto:

https://www.youtube.com/watch?v=TbpA4sC3drc&feature=youtu.be

Equipe Do Interior

Filipe Mello (diretor do curta documentário), 
Marcos Clasen, Douglas Trancoso, Giovana Mazzochi (artistas plásticos) 
Carlos Pontalti (fotógrafo)




Douglas Trancoso, Odelta Simonetti (atriz), Tanaã Tavares (atriz), 
Giovana Mazzochi e Marcos Clasen


Acesse: http://projetodointerior.blogspot.com.br/

Contatos:

Giovana Mazzochi – gmazzochi@gmail.com
Douglas Trancoso – douglastrancoso@gmail.com
Marcos Clasen – mcclasen@gmail.com


Sobre os Artistas:

Marcos Clasen

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade de Caxias do Sul. Estudante de Pós-graduação em Arquitetura e Cenografia pela Uniritter em Porto Alegre. Trabalha em sua produção artística particular, restauração e pinturas especiais, cabeleireiro, tatuador e maquiador.


Acredita que a arte é uma via de comunicação entre o artista, o observador e a obra. Cada um com algo a dizer, algo a ler e a descobrir. As relações traçadas entre eles é atemporal e mágica.


Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso

Com uma linguagem simples e acessível, desde 2009, o casal explora em diversas plataformas como fotografia, ilustração, música e vídeo. Suas criações são frutos de muita observação e reflexão sobre todas as interações dos Seres e seu Ambiente. Criando seres imaginários, inspirados pelos próprios caminhos e histórias, Gio e Doug e suas mensagens, de traços soltos e despretensiosos, buscam trazer leveza para o olhar cotidiano.


Para Gio e Doug as cores, formas, cheiros, movimentos e sons, transformam o momento presente em algo infinito quando você se permite ser Puro ao Viver.



Giovana Mazzochi: nasceu em Caxias do Sul, RS. É graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas pela UCS. Já trabalhou como assistente da destacada pesquisadora e ciberartista, Ph.D Diana Domingues. Em Arte Educação produziu dezenas de hipermídias para Universidades do RS. Atualmente lidera a Gio e Doug Artes, onde são desenvolvidos livros, ilustrações, fotografias, músicas, projetos, oficinas e, principalmente, ideias.



Douglas Trancoso: nasceu em Passo Fundo, RS. É graduado em Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas pela UCS. Fotógrafo free lancer desde 2002, também trabalhou como desenhista e escultor, foi sócio de estúdio de design. Atualmente, além de compositor e vocalista da banda Bob ShuT, também lidera a Gio e Doug Artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário