Oficinas e workshops


Desde 2012 Gio e Doug ministram oficinas, vivências e cursos para professores, crianças, jovens e adultos (mais de 100 oficinas e cursos realizados). As diferentes oficinas estão relacionadas à natureza da arte, do afeto, dos ciclos, das explorações artísticas e seu potencial de cura e transformação. Promovemos vivências com pinturas em aquarela, tinta acrílica, guache, pigmentos naturais e comestíveis, bricolagens, ilustração, música, papietagem, papel machê, eco escutlura, autômatos, fotografia, stop motion e land art.

 
Entre em contato para mais informações sobre oficinas, cursos e workshops.
gmazzochi@gmail.com | douglastrancoso@gmail.com
|54| 9197 7770 e 9149 0518

  • Algumas das oficinas ministradas ao longo dos últimos 5 anos: 

Oficina de Criação de personagens Autômatos


Atividade voltada para o público acima de 12 anos. Professores, jovens e adultos.

Proposta: Nesta oficina iremos trabalhar a construção de personagens autômatos, criados a partir de um prendedor de roupas, papel kraft, cola, tinta acrílica, arame e caneta marcador. Os personagens terão movimento, carisma, personalidade e expressividade. Além da experiência artística e o desenvolvimento de habilidades, os participantes terão a oportunidade de pensar sobre a importância da ressignificação dos objetos.

Ampliaremos o repertório cultural dos participantes através da apresentação de diferentes linguagens artísticas como: autômatos, marionetes, esculturas e ilustrações. As obras apresentadas também servirão como inspiração e estímulo criativo para a construção dos personagens autômatos.


Oficina De Técnicas De Ilustração

Para Desbloquear A Criatividade



Atividade voltada para crianças, jovens e professores.

PROPOSTA: Através de jogos colaborativos de ilustração, os participantes irão despertar a criatividade e experimentar o universo da composição, das cores, dos traços e texturas. Utilizaremos a estética dos Doodles como estímulo criativo para a construção da imagem. Falaremos também sobre a importância dos contos no desenvolvimento e amadurecimento do ser humano e o valioso patrimônio cultural que representam.

O BARATO DE ILUSTRAR





Atividade voltada para o público acima de 07 anos. Professores, jovens e adultos.


PROPOSTA: Nesta oficina propomos uma experiência em artes visuais onde iremos estimular a curiosidade e a criatividade através da ilustração com tinta acrílica sobre MDF e bricolagens com lâmpadas queimadas. Além da experiência artística e o desenvolvimento de habilidades, os participantes terão a oportunidade de pensar sobre a importância da ressignificação dos objetos descartáveis e a ecologia.

WORKSHOP DE STOP MOTION





Atividade voltada para o público de 09 à 16 anos.

PROPOSTA: propomos uma oficina com linguagem fácil e clara, para pessoas com vontade de ir além do simples clique com suas máquinas fotográficas. Através de uma experiência em artes visuais, os participantes irão explorar o mundo da animação em um ambiente descontraído onde a criatividade e a técnica se unem para trazer ao mundo criações surpreendentes.

LINKS DE ALGUMAS ANIMAÇÕES PRODUZIDAS EM WORKSHOPS:

A minhoca sonhadora: https://www.youtube.com/watch?v=__siPheGAas
Salvem o Oceano https://youtu.be/1_UQQiAmzB8


Workshop: Literatura e Animação

Narrativas fantásticas e seus signos 


F:\Gio e doug artes\Oficinas e workshops\capa-a-coisa-perdida.jpg


Atividade voltada para adolescentes, jovens e professores.


PROPOSTA: Através da leitura e análise da animação curta metragem A coisa perdida, do ilustrador e escritor australiano Shaun Tan, sensibilizaremos os participantes para interpretar e fruir arte. Buscaremos estimular a curiosidade e a criatividade através das descobertas dos signos inseridos na animação. A obra cinematográfica foi baseada no livro homônimo e ganhou o Oscar de melhor animação em 2011.

Cores da Natureza






Atividade voltada para o público acima de 05 anos. Professores, jovens e adultos.

Proposta: nesta oficina os participantes aprendem a fazer tintas com pigmentos naturais e comestíveis, além de conhecer algumas reações químicas entre ácidos e bases. Interagem com os vegetais usados para fazer os pigmentos, numa apreciação sensorial. Após, criam mandalas em pedras utilizando um palito como pincel.

OFICINA DE ILUSTRAÇÃO E TOY ART 


 

Atividade voltada para o público de 06 a 12 anos.


Proposta: nesta oficina iremos trabalhar a construção de personagens criados a partir de uma caixa de fósforo, papel, cola e tinta acrílica. Além da experiência artística e o desenvolvimento de habilidades, os participantes terão a oportunidade de pensar sobre a importância da ressignificação dos objetos descartáveis. O intuito desta ação é inspirar as crianças a criarem seus próprios brinquedos, a partir das sucatas geradas pela família.



OFICINA DE TOY ART COM PINCEL



Duração: 2h. Divididas em dois encontros de 1h cada. Necessita tempo de secagem do material.
Atividade voltada para o público acima de 07 anos, educadores, jovens e adultos.

Proposta: nesta oficina iremos conversar sobre o histórico da Toy Art e também acompanharemos cada participante durante o desenvolvimento de seu brinquedo de arte, feito com pincel velho, durepoxi e tinta acrílica. Provocaremos os participantes para criar um personagem expressivo e cheio de personalidade.

OFICINA DE PERSONAGENS ANIMADOS



Atividade voltada para o público de 06 a 11 anos. Professores, jovens e adultos.

Proposta: Nesta oficina iremos trabalhar a construção de personagens criados a partir de um prendedor de roupas, papel, cola, lápis de cor e canetinhas. Os personagens terão movimento, personalidade e expressividade. Criaremos juntos brinquedos com história e sustentabilidade. Além da experiência artística e o desenvolvimento de habilidades, os participantes terão a oportunidade de pensar sobre a importância da ressignificação dos objetos descartáveis. O intuito desta ação é inspirar as crianças a criarem seus próprios brinquedos, a partir das sucatas geradas pela família.

OFICINA DE TOY ART (BRINQUEDO DE ARTE)




Duração: 6hs – Divididas em dois encontros de 3hs cada.

Atividade voltada para o público de 08 a 16 anos e educadores. Educadores - consultar com os artistas.

Proposta: nesta oficina iremos conversar sobre o gênero artístico Toy Art* e também acompanharemos cada participante durante o desenvolvimento de seu brinquedo de arte, feito com sucatas, papel machê, papietagem e tinta acrílica. Provocaremos os participantes a criarem seus personagens cheios de personalidade, a partir de memórias afetivas. Além da experiência artística e o desenvolvimento de habilidades, os participantes terão a oportunidade de pensar sobre a importância da ressignificação dos objetos descartáveis.

OFICINA DE ECO ESCULTURAS

Práticas para sentir o Ser na Arte


    


Atividade voltada para o público acima de 16 anos, adultos e professores.

Proposta: Esta vivência artística promove diferentes experiências sensoriais envolvendo escultura, ilustração, ecologia e os sentidos. Com o intuito de ampliar e explorar a criatividade, a experiência também possibilita diferentes conexões e amplia a forma de sentir e perceber o mundo. Além da experiência artística e o desenvolvimento de habilidades, os participantes terão a oportunidade de pensar sobre a importância da ressignificação dos objetos descartáveis e sustentabilidade.


OFICINA A NATUREZA DA ARTE



Atividade voltada para o público acima de 06 anos. Até 16 participantes. Turma de adultos com até 26 participantes.

Proposta: Através de um conto ilustrado, os participantes serão inspirados para se apropriar de elementos naturais para se expressar artisticamente. Uma experiência sensível e meditativa, que provoca o participante a ativar o olhar observador e engenhoso para dar vida às suas criações.


OFICINA DE LAND ART



Duração: 2 horas. Atividade voltada para o público acima de 06 anos, adultos e professores.

Proposta: nesta oficina os participantes irão conhecer sobre a Land Art e as diferentes possibilidades de utilizar o meio ambiente como plataforma para a expressão artística. Uma experiência sensível e meditativa, que provoca o participante a ativar o olhar observador e engenhoso para dar vida às suas criações.


 OFICINA DE GARRAFAS COM ARTE










Atividade voltada para crianças acima de 08 anos, jovens e adultos.

Proposta: Propomos uma experiência em artes plásticas através da ilustração em garrafas. A ilustração busca contar uma história através da imagem, mas ela não expõe completamente a cena, ela é generosa com o fruidor deixando lacunas para que ele preencha com a sua própria imaginação.

Além da experiência artística e o desenvolvimento de habilidades, os participantes terão a oportunidade de pensar sobre a importância da ressignificação dos objetos descartáveis.




 OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO CRIATIVA PARA EDUCADORES
Práticas para sentir o Ser na Arte

Atividade voltada para EDUCADORES. 



OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO CRIATIVA PARA A GURIZADA
Atividade voltada para o público de 04 anos à 10 anos.


Palestra: o Sentir, o Ser e a Arte
ASSUNTOS PRINCIPAIS: Arte e o tempo, estética e motivações da Arte.
 


OFICINA DE TOY ART (BRINQUEDO DE ARTE)








Algumas oficinas realizadas pela dupla de artistas:

Oficina de Toy Art na Escola M. Professor Edvino Bervian
Morro Reuter - RS em Abril e Maio de 2015
Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Morro Reuter
e pela Cartola Produções e Comunicação. 
Momentos de pura criatividade que deixam saudades!!!! 







































































































Oficina de Sensibilização Criativa para Educadores Sociais. 
Atividade pertencente a VIII Mostra Literária da Rede Recria - Recria Textos
Promovido pela FAS, Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e Associação Criança Feliz.






































Link do programa Armazém da UCS TV com apresentação de Matheus Guaresie divulgando sobre a oficina.
https://www.youtube.com/watch?v=1beo_NM6Cwg

Fotos da oficina de Teatro integrado e Toy Arte






































LINKS DAS EXPERIMENTAÇÕES DESENVOLVIDAS DURANTE OFICINAS DE STOP MOTION:

Link da animação produzida durante o workshop de Stop Motion que aconteceu no Campus 8 - Cidade das Artes da Universidade de Caxias do Sul, para alunos dos cursos de graduação em Artes e Design (atividade pertencente à Semana Acadêmica Integrada do Campus 8 - Cidade das Artes. Duração: 3h):



Link da experimentação resultante da oficina de stop-motion realizada dia 12 de agosto de 2014 durante o Aldeia SESC Caxias do Sul. Duração: 3h

https://www.youtube.com/watch?v=EbnaJqkMIdo



Links das experimentações produzidas na Oficina de fotomontagem, ilustração e stop motion para crianças e adolescentes. Realizadas durante a 6° Semana da Fotografia de Caxias do Sul. 3hs de duração cada turma.

https://www.youtube.com/watch?v=pSOhZwM__r4

https://www.youtube.com/watch?v=FGlYsLTUK8E



Fotos da Oficina de sensibilização: A poesia da Cor e do Movimento. Práticas para sentir o Ser na Arte.

Rede Recria |Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente – Caxias do Sul
Atividade pertencente ao projeto “Mostra Literária da rede Recria”. A Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente de Caxias do Sul é um conjunto de entidades governamentais, não governamentais, conselhos setoriais e poder judiciário que trabalham de forma integrada, visando atender crianças, adolescentes e suas famílias. Os objetivos da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente de Caxias do Sul são facilitar, agilizar, viabilizar, propor e dinamizar ações nas diversas áreas de atenção à criança, ao adolescente e suas famílias (abrigos, centros educativos, saúde mental, drogadição, portadores de necessidades especiais, maus-tratos, apoio sócio-familiar). Essas ações são realizadas de forma integrada, abrangendo todo o município. Carga horária total: 140 horas. Carga horária da oficina em cada entidade: 4hs. Realizada de 14 de abril à 06 junho de 2014.







































Nenhum comentário:

Postar um comentário